Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Restart

A Restart é um centro de formação profissional que constitui um espaço único de formação, produção e animação cultural em Lisboa.

Música no Cinema || Conferência | 15 de Abril

 

Nesta quarta-feira, pelas 18h, a Música no Cinema é tema de conferência e conta com André Cunha Leal - consultor para a música erudita do CCB. 

 

«A música é o segredo!» dizia Alfred Hitchcock num documentário em que passava a célebre cena do duche, de Psycho, em que Janet Leigh está prestes a ser assassinada, em duas versões: a exibida nas salas de cinema e depois sem música. Claro que a cena perdia a força dramática, a emoção, o suspense. Os próprios irmãos Lumière fizeram acompanhar as suas primeiras projeções por uma pequena orquestra. Na transição do cinema mudo para o cinema sonoro, a música adquire ainda maior importância, não sendo casual o título do primeiro filme sonoro, O Cantor de Jazz.

 

De ilustrativa e acessória, a música tornou-se fulcral na narrativa, surgindo um género específico de música para filmes, com compositores como Sergei Prokofiev, Dimitri Shostakovich, Arthur Honneger e Erich Wolfgang Korngold, tendo-se outros, como Miklós Rósza, Nino Rota, Maurice Jarre, Bernard Hermann, Michel Legrand, Ennio Morricone, John Barry ou John Williams, tornado especialistas nesse género. A ascensão do género Musical, na época dourada de Hollywood, dá à música um papel central, para o qual concorreram compositores como George Gershwin, Cole Porter, Irving Berlin, Richard Rodgers, Stephen Sondheim e Leonard Bernstein.

 

Esses mesmos compositores – entre muitos outros – serão interpretados na 9ª edição dos DIAS DA MÚSICA EM BELÉM, que este ano versa precisamente o tema do cinema. Nos dias 24, 25 e 26 de abril, ouvir-se-ão os clássicos (Mozart – B1, B10, B12, B14, B24, B29, C4, C11, ou Bach – B11, B30, C19) ou os mais contemporâneos (Nino Rota, que terá um tributo prestado pelo quinteto de Richard Galliano – B6, ou George Gershwin - B23, C7, C9, C14, C19, C21), entre muitas outras bandas sonoras.

 

 

Consulta aqui a programação dos Dias da Música em Belém